2007-05-27

E DA TELEVISÃO ATÉ AO LARGO

Na passada semana, na RTP2, a blogosfera esteve em discussão no “Clube de Jornalistas”.
Não vamos aqui pedir a vossa opinião a respeito do que acham que deve ser aquele universo virtual ou quais as potencialidades que a mesma encerra, em geral, ou para a cidadania em particular.
Aquilo que lhes propomos é que partam para a reflexão a partir de duas dicas que podemos destacar em tudo o que os convidados disseram.
A primeira é quente, ainda mais numa semana em que veio a lume o castigo de um funcionário público por ditos a respeito do Primeiro-Ministro. A certa altura, na conversa, alguém defendeu a ideia de que a blogosfera deve ser controlada, submetida a regras. Pois é a partir daqui que lhes queremos colocar a primeira série de questões:
Acham que sim? Acham que a blogosfera deve ser objecto de controlo e da aplicação de regras de conduta? Será necessário fazê-lo? Se virmos este problema de outro ângulo, cabe perguntar se a liberdade na blogosfera é ilimitada? Será que cada um pode escrever o que lhe apetecer sem estar sujeito às consequências que isso possa ter? Haverá, apesar de tudo, lugar e pertinência para a implementação de regras e o controlo na blogosfera, mesmo sem chegarmos a um qualquer formato de censura e muito menos de estrutura censória?
A segunda será mais pacífica, mas ainda assim passível de ser questionada. Um dos presentes apresentou a tese de que a blogosfera tenderá a evoluir para a via do profissionalismo e naturalmente apontou isso como uma das consequências da tal necessidade de controlo do espaço em causa e, concomitantemente, como a forma de melhor responder a ela, isto é, de a materializar. Justificou a ideia com o facto de certos blogs, para manterem o ritmo de postagens, requererem um acompanhamento diário que só uma presença a tempo inteiro e remunerada conseguirá e para melhor a ilustrar deu o exemplo da comparação com o jornalismo que, na origem, terá sido assegurado em grande parte por trabalho amador, digamos assim.
Ora bem, que acham vocês disto? Faz sentido a comparação? Podemos comparar o trabalho desenvolvido num qualquer blog com o labor jornalístico em torno de um diário ou de um semanário? E quanto é profissionalização, acham que será inevitável? E a existir acham que isso impossibilitará a coexistência com a participação que actualmente se verifica por parte do cidadão anónimo e comum? Nos blogs que fazem e naqueles que conhecem, sentem que sem uma qualquer estrutura profissional a prazo deixarão de ser capazes de manterem o vosso espaço no ar?
Como sempre, o nosso maior desejo vai para que o tema seja do vosso agrado e interesse e que o mesmo lhes propicie mais uma serena troca de impressões.
A nossa gratidão para convosco e a generosidade que revelam jamais será saldada, pois não vislumbramos como poderíamos reunir os meios para o fazer.
Um grande bem-haja para todos vós.

35 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A comparação com os jornais é abusiva. O universo dos blogs é uma experiência nova e ainda demasiado recente para se saber como evoluirá. O que se disser, por enquanto, não passará de futurologia. Pelo que se vê, estamos perante um instrumento de comunicação individual. Quais as consequências que isso pode ter, não sabemos.
Não é de estranhar que haja vontade em controlar o livre acesso das pessoas à apresentação das suas ideias e opiniões. Antes de mais, isso é naturalmente incómodo para os poderes e não especial nem necessariamente os políticos. Mas não faz sentido querer fazê-lo, a menos que se queira de facto controlar aquilo que deve ser dito, mas aí entramos no domínio do preconceito, quando não de uma visão totalitária do mundo. Por muitos excessos que possam acontecer, as leis comuns servem para assegurar o direito de cada um ao bom nome e à privacidade e não será por via de regulamentações adicionais e específicas que aqueles podem ser evitados ou prevenidos.
Quanto à profissionalização já reparei que há blogs que fazem publicidade. Quanto ganham com isso não sei e se esses montantes já hoje permitem o compromisso de assegurar salários, também não saberei dizer. Se isso poderá vir a acontecer no futuro, é uma hipótese como outra qualquer que poderá acontecer em uns casos mas noutros, provavelmente a larga maioria, se a blogosfera continuar de acesso livre como até aqui e como acho que deve continuar, tudo continuará como está, baseado no trabalho voluntário e gratuito de cada um. Em praticamente todos os blogs que visitei e alguns fazem sítios excelentes, não vejo que alguma vez venha a surgir a necessidade de os seus autores se profissionalizarem para o fazer.

Zara Malacuto

21:53  
Anonymous Anónimo said...

A blogosfera deve continuar de livre acesso como até aqui.

22:40  
Anonymous Anónimo said...

O Largo da Graça é o melhor exemplo de como a blogosfera pode ser livre. As regras que aqui existem são suficientes. Como defende a Zara, a lei em vigor basta para responder aos excessos e ofensas ou outros corportamentos criminalmente puníveis. A liberdade na blogosfera, como na vida real, nunca é nem poderia ser ilimitada.
Por muito boas que fossem as intenções, qualquer tentativa de controlo do que se escreve e do que se faz na blogosfera, abriria as portas para a censura e o policiamento das ideias. Isso não é admissível.
Boa semana para todos.

23:24  
Anonymous Anónimo said...

Questões de lana caprina. A blogosfera está muito bem como está e só as mentes controleiras podem pensar em controlo.
Comparar a blogosfera ao jornalismo é boa. Só se for naqueles blogs da treta que aparecem para promover alguém ou algo ou para fazerem pressão sobre o que quer que seja; é que fora desse jornalismo de sarjeta, não estou a ver outro em Portugal.
Mal a União Europeia se apague, ai Portugueses que lá vou eu a caminho de Viseu, o mesmo é dizer de um novo Salazar por quem suspiram aqueles que defendem que a blogosfera deve ser controlada.

09:29  
Anonymous Anónimo said...

Controlar o quê? Como? Quem o faria?
Mas afinal temos ou não temos confiança na bondade da liberdade e da participação cívica?

11:12  
Anonymous Anónimo said...

Então o que aconteceu ao prometido debate sobre o Movimento das Forças Interrogativas?

16:01  
Anonymous Anónimo said...

Era só o que faltava, controlar.
Não é necessário haver regras de conduta, todos nós as temos, melhores, piores, diferentes.
Cada um é responsável por si próprio, e só nos lê quem quer.

A liberdade na blogosfera é, e tem de continuar a ser ilimitada.
Há leis, para quem se sinta atingido.
E quem é que tem autoridade para implementar regras?
É exactamente por essa liberdade ser ilimitada, que a blogosfera tem a dimensão que tem.
Tenho um blog pelo gozo que me dá, pelo divertimento, pela partilha.
No dia que não tiver tempo ou disponibilidade, nesse dia fecho o blog.
Poderá haver sempre quem queira ganhar dinheiro ou profissionalizar-se e....tudo bem!
Quem quizer fá-lo-á.
Haverá, também, sempre espaço para os voluntários.

18:09  
Anonymous Anónimo said...

Quem equaciona e defende a possibilidade (remota)de controlar a Blogosfera são aqueles que têm medo dela. São os poderosos Jornalistas e os Políticos, que receiam perder o poder de dizer e de mandar. Têm medo da opinião livre e o pavor de não poderm controlar o pensamento dos outros.

Os políticos que mandam arbitrariamente e julgavam poder controlar absolutamente a opinião dos outros; os Jornalistas que têm um poder desmedido, que alinham nos Lobies e receiam que outros possam ter uma opinião diferente.
Felizmente a internet, em geral, e a Bogosfera, em particular, surgem como um espaço de liberdade de expressão, que se vai perdendo nas sociedades actuais. Graças às tecnologias, esse novo mundo (das TIC) eles não conseguem controlar. E serão elas, as Tecnologias, que vão fazer a (re)evolução, que urge incentivar: a mudança para a nova Democracia, longe dos grilhões totalitários.

Dialógico

22:47  
Anonymous Anónimo said...

Também pergunto: e o lançamento do MFI?

Luís Mourinha

22:48  
Blogger mac said...

Só lê blogs quem quer...essa história de quererem controlar os blogs, tiraria a hipótese do cidadão anónimo poder contribuir com as suas ideias. Se houvesse controlo, a blogosfera tornar-se-ia mais um espaço para candidatos a intelectuais. Deixaria de ser um espaço para as massas.

19:43  
Anonymous Anónimo said...

Estão a preparar o caminho para controlar a liberdade de expressão. O país não resiste ao avanço da miséria e só há uma maneira de calar o povo, amordaçando-o. Os jornais são vozes do dono e as televisões nem se fala e para mais promovem a cultura do salve-se quem puder e da fatalidade perante o que de mal e negativo há na nossa sociedade. Se há desemprego a culpa é da globalização e quanto ao resto há que calar a voz dos que denunciem as tramoias e amiguismos e a ganância de pessoas e poderes ocultos. Primeiro põe os peritos a discutirem o assunto e a dizerem com toda a sereiedade que é preciso controlar para conter excessos. Depois passam à acção.
O alvo é a liberdade e a possibilidade do povo lutar pelos seus direitos e sobretudo conter a revolta que mais dia menos dia não pode deixar de estalar nas ruas.
Não ao controle da blogosfera.

23:01  
Anonymous Anónimo said...

Controlo da blogosfera não obrigada.

01:06  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito é que haja alguma revolta para estalar nas ruas



e então depois da greve geral....ficamos conversados.

01:16  
Blogger jm said...

É ingenuidade pensar que a blogosfera não é controlada, com a facilidade dos meios que existem e com problemas sociais como o terrorismo, a pedofilia, a corrupção, etc.
Não é possível é evitar que se troque informação, que se aprenda e se adquira cada vez mais conhecimento da realidade actual do mundo glogal.

14:03  
Anonymous Anónimo said...

Olá JM

desculpe, mas não percebi

" é ingenuidade pensar que a blogosfera não é controlada"

Mas está a ser controlada por quem?
Não diz o que lhe apetece? Não vai só onde quer? Alguém ou alguma coisa lhe está a impôr limites?


Olá Luis Gomes
Ontem, mandei-lhe um mail.
Por acaso recebeu?

14:26  
Anonymous Anónimo said...

Obviamente dizemos não a qualquer tentativa de controlo da blogosfera.

23:34  
Anonymous Anónimo said...

Se um blog incomoda muita gente,
dois blogs incomodam muito mais.
Agora vejam a quantidade de blogs que há por aí.

23:55  
Blogger Joaquim Nobre (JJ©N) said...

O controlo vai ser inevitável...
tal como tudo e todos no futuro!

É ingenuidade pensar que não...
basta ver o que se vai passando no mundo e principalmente o que se está a preparar para isso...

A ficção é uma realidade!
Com as novas tecnologias o futuro vai ser uma me...
Ainda bem que já não estarei cá para assistir a isso...
mas os nossos filhos e netos vão passar uns maus bocados...

Por isso preparem-se para o ataque ao mundo “Bloguista”.
Apenas no resta encontrar outros meios inéditos para continuar a resistir...

19:11  
Anonymous Anónimo said...

Então e o MFI?

19:16  
Anonymous Anónimo said...

Não me parece que este espaço virtual seja assim tão controlado quanto algumas pessoas aqui o afirmaram. Mas é claro que pode haver controlo por parte dos poderes, especialmente, nos dias que correm, por factores securitários.
Seja como for e é claro que nem outra coisa seria de esperar, ninguém pode ser favorável a qualquer tenativa de controlo da blogosfera. Na dúvida, desconfiemos.

13:37  
Anonymous Anónimo said...

Em Portugal, maior que o controlo que os serviços policias e de inteligência possam exercer sobre o vulgar cidadão, é aquele que os grupos mafiosos exercem sobre tudo e todos, especialmente os meios de comunicação social tradicionais, para imporem os seus interesses e determinarem as políticas que mais lhes convêm.
Felizmente para nós, ainda é difícil para eles controlarem a vastidão da blogosfera, caso contrário, ainda aconteceria a muito boa gente coisas do género que sucederam àquele vereador de Gondomar e a tanto jornalista que escreveu coisas que não interessavam a certos poderosos.

13:42  
Anonymous Anónimo said...

Bem, o controlo de que aqui estamos a falar tem a ver com a vontade de impedir aquilo que se diz, isto é, com o desejo de certas pessoas e poderes de limitarem a liberdade de expressão. A esse só podemos dizer não.
Quanto à comparação da blogosfera com o jornalismo e às tendências de profissionalização daquela como forma de tirar daí a raia-miúda que incomoda é disto mesmo que se trata, o incómodo que a raia-miúda provoca nos génios portugueses a respeito de quem já estamos habituados a vê-los inventar a pólvora.
Boa semana para todos.

11:15  
Anonymous Anónimo said...

O Portugal instalado treme de medo com estas coisas do povo a falar e especialmente quando aparece quem pense pela própria cabeça. É isso que aqui está em causa.

12:07  
Anonymous Anónimo said...

O Big Brother está de olho em vocês!

22:23  
Anonymous Anónimo said...

Não sei o que diga perante o pessismismo ou realismo do JJCN, mas ao lê-lo ocorreu-me que nunca como hoje terá sido tão fácil identificar e controlar uma pessoa. Afinal, apesar de em princípio estarem protegidos por lei enquanto dados sigilosos, nós vamos deixando um rasto de dados pessoais por tudo quanto é sítio e a maioria deles armazenados em bancos de dados informáticos em rede. Será que os serviços de informações não poderão aceder a eles?
Não deixa de ser uma pergunta perturbadora.

22:46  
Anonymous Anónimo said...

Claro que podem e ninguém duvide que o fazem. Mas ainda pior que isso é o facto de certos grupos privados também o poderem fazer e servirem-se disso para chantagear pessoas e imporem os seus interesses, inclusivé a quem está no poder.

14:49  
Anonymous Anónimo said...

Também acho que sim que podem.
Mas tenham lá um bocadunho de calma.

Não tarda estamos todos esquizofrénicos.
Não sei quantos bloggers há em Portugal, mas dizem que na comunidade bloguista entram por dia 140.000 bloggers.
Não acham que é muita gente para controlar?

Tudo tende para o control. Nisto estamos todos um pouco impotentes.
Mas não aão os cidadãos que elegem quem os governa e quer controlar?
É só votar de outa maneira.

Ou apesar de tudo, preferem o control, mas que não haja terrorismo?

Cá por Portugal, com o rapto da pequena Madeleine, ficou provado que mesmo num resort inglês, as câmaras de vigia, nada vigiaram.

Respiremos fundo por mais um bocadinho.

15:32  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem lá os erros.
Deve ser do cansaço, mas ando completamente ensarilhada dos dedos.

15:34  
Anonymous Anónimo said...

Tenham medo, tenham muito medo.

00:01  
Anonymous Anónimo said...

Sobre o controlo que o poder político já está exercendo sobre as liberdades dos portugueses, excelente o artigo do Professor Santana Castilho no Público de ontem. Para ler e reflectir.

15:46  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade o controle da Blogosfera já se faz. Por enquanto não é penalizado nem perseguido por uma policia especifica para o efeito. Por enquanto...

12:29  
Anonymous Anónimo said...

E o MFI?

12:29  
Anonymous Anónimo said...

Todos nós estamos à espera do tão anunciado debate sobre o MFI.

14:16  
Blogger no largo da graça said...

Mais uma vez lhes agradecemos a generosidade e inteligência dos vossos pontos de vista que fazem desta praça humilde aquilo que é e são os únicos responsáveis pelo interesse que possa ter para quem nos visita e lê, mas não se dispõe a dizer de sua justiça.

Desde já ficam convidados para a conversa seguinte que desta vez será da responsabilidade da Marta do blog "Claras em Castelo". Para ela, antes de mais, o nosso grandessíssimo bem-haja pela coragem do tema e a disponibilidade para um auxílio que jamais conseguiremos retribuir. Curvamo-nos perante a grandeza da pessoa de quem ficamos eternamente devedores.

Um resto de fim-de-semana em paz e com muita saúde e amor para todos vós

Luís F. de A. Gomes

15:26  
Blogger Didas said...

A cabeça desses gajos é que deve ser submetida a regras: Um mínimo de neurónios activos para poder mandar bitaites.

17:09  

Enviar um comentário

<< Home